• Instituto Solvi

VISITAS DO PROGRAMA PORTAS ABERTAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL | UVS ECOVIA

No mês de março iniciou-se o Programa de Educação Ambiental que é desenvolvido em união ao Programa Portas Abertas da UVS Ecovia. Este programa possui objetivo de capacitar e promover o conhecimento sobre sustentabilidade, responsabilidade socioambiental, tecnologias do aterro sanitário e demais conhecimentos a respeito de gestão dos RSU. Para tanto, a UVS Ecovia recebe, de março a novembro, dois grupos de visitante por semana. Em 2018 por exemplo, o programa foi um sucesso, completando cerca de 1780 visitantes de escolas, universidades, instituições e a comunidade como um todo.


Para quem tem a oportunidade de visitar a UVS Ecovia desfruta do seguinte cronograma de visita. As visitas iniciam com uma apresentação institucional da empresa e sobre a importância da UVS pro município. Na sequência é palestrado a respeito da gestão de resíduos na UVS, como é a rotina operacional diária, de que forma o resíduo é tratado e a diferença entre aterro sanitário e lixões. Além disso, sempre é reforçado a importância da coleta seletiva em uma comunidade e o papel da sociedade nesse contexto.

Posteriormente, é realizado visita em campo, com visão para a célula de operação e para as lagoas de tratamento, no qual os visitantes tem a oportunidade de assimilar todo o conteúdo abordado na sala de educação ambiental.


A Ecovia considera muito importante a presença comunidade no empreendimento, pois os visitantes são potenciais formadores de opinião, além de serem veículo de disseminação da percepção positiva do nosso negócio.