• Instituto Solvi

Dia do Voluntariado Solví Jaguaré

Conhecido como Dia do Voluntariado, o programa criado pelo Grupo Solví e seus colaboradores começou em 2008 e acontece duas vezes por ano. Realizado no sábado, dia 25 de maio, a ação reuniu cerca de 100 pessoas ao longo do dia. Esta edição do Dia do Voluntariado teve como foco melhorias estruturais na Comunidade Vila Nova Jaguaré, mais precisamente no entorno da Associação Canto da Arte. “Trabalhamos em conjunto ao longo de todo o dia para revitalizar o espaço público, incluindo limpeza, organização, pintura, plantio de mudas e melhorias na jardinagem e no parque usado pelas crianças da comunidade”, detalha Adrian Silva, uma das organizadoras da ação.


O objetivo do Dia da Voluntariado foi engajar o maior número de funcionários, incluindo amigos e familiares na ação. De acordo com Adrian, a intenção do trabalho também foi promover a responsabilidade socioambiental por meio de um viés mais amplo, aproximando empresa e comunidade, além de pessoas de classes sociais diferentes para um processo de aprendizado mútuo e troca de experiências. “Queremos desenvolver essa visão nos colaboradores do Grupo Solví, para que assim cada um consiga entender a sua importância social, despertando individualmente o desejo por trabalhar em outras instituições e ações comunitárias de apoio coletivo, queremos plantar uma semente”, explica. Adrian destaca que todos os projetos e programas sociais da empresa procuram envolver os colaboradores com esse foco, despertar esse engajamento.


Canto da Arte

O Canto da Arte surgiu como um coletivo social formado por moradores do bairro Jaguaré que acreditam no poder da transformação social. Contando com o apoio do Instituto Solví, o grupo realiza parcerias e ações para mobilizar e angariar recursos para manter o local. Atividades como grafitti, capoeira, danças urbanas, Muay Thai, Kung Fu e projeto cultural infantojuvenil são gratuitas e abertas para toda a comunidade.

Um dos fundadores e criador do Canto da Arte, Alessandro Rodrigues dos Santos, conhecido na comunidade por Box, é um artista mineiro de 42 anos natural de Januária (MG). Como dezenas de jovens de todo o Brasil, na década de 1990 migrou com a família para a Vila Nova Jaguaré, localizada na zona Oeste de São Paulo. Ao lado de sua esposa, Box deu início ao seu projeto de ter um espaço cultural que trouxesse diversos tipos de manifestações de arte e esporte aos moradores da comunidade, após “revitalizar” o antigo espaço público abandonado que hoje é o Canto da Arte. Box também participou e ajudou a organizar a ação, ficando responsável por coordenar a pintura das quadras poliesportivas instaladas no local. Segundo o artista, o Dia do Voluntariado é importante para mostrar a importância da valorização de espaços coletivos. “Temos que cuidar do que é nosso”, destacou.

Para Ana Rita Lopes, gestora de comunicação e responsabilidade social do Grupo Solví, realizar o Dia do Voluntariado no Canto da Arte foi uma honra, pois ele é um espaço que deixa um legado para a comunidade do Jaguaré e ajuda a formar os jovens que vivem na região. “Com as empresas do Grupo Solví abraçando essa causa, é possível construir com eles uma alternativa de futuro melhor”, avalia Ana.