• Instituto Solvi

Águas Claras Ambiental | 2ª Copa EcoAgente

A 2ª Copa EcoAgentes foi um evento que envolveu dois programas de responsabilidade socioambiental da Águas Claras Ambiental, contando com a participação de aproximadamente 110 pessoas, dentre eles cerca de 70 jovens atletas.


Como parte do projeto ‘Craques na Bola, Craques na Escola’, a copa marcou a entrega dos materiais esportivos para as duas escolinhas de futebol das comunidades do entorno da empresa. Esta aproximação com o esporte e com a educação na comunidade já vem sendo feita há 3 anos, e tem como objetivo fomentar a educação por meio do esporte e do desempenho escolar das crianças e jovens envolvidos. Neste ano foram entregues 4 bolas de futebol e 40 uniformes como: camisa, bermuda e meião.


Além da entrega dos equipamentos, a Águas Claras Ambiental promoveu um dia de confraternização e interação entre os moradores, com a presença de pessoas de todas as idades. O evento foi marcado por jogos de futebol que envolveram alunos das duas escolinhas contempladas com a doação dos materiais. As duas participaram da premiação final, reforçando os laços de cooperação acima da competição.


Também foi uma oportunidade de incluir socioeconomicamente o grupo de cozinheiras da Associação de Agentes Ecológicos Bela Vista, fruto do Programa EcoAgentes. Elas prepararam lanches para todos os participantes, com cachorro quente e suco.

O evento foi mais uma forma de aproximação da Águas Claras Ambiental com as comunidades do seu entorno. Foi capaz de mobilizar os moradores, fomentar o esporte e principalmente reforçar a importância da frequência escolar dos atletas.


“É muito bonito este trabalho que a Águas Claras Ambiental vem fazendo, as outras empresas nunca tiveram uma iniciativa como essa. Se todas tivessem atitudes assim, com certeza teríamos a possibilidade de dar uma educação muito melhor a nossos alunos. Nós somos uma comunidade carente e precisamos da ajuda de empresas, não só do governo, porque percebemos o quanto isso muda a perspectiva e cria oportunidades para as crianças. O evento em si também gera momentos de diversão com a família, com os amigos, com os colegas e incentiva o esporte e principalmente a educação. Os equipamentos melhoram a estrutura das escolinhas, já que com eles podemos uniformizar os alunos, temos bolas e desde a primeira edição do Craques na Bola, Craques na Escola, eu venho percebendo um desempenho melhor das crianças, com mais auto estima e com mais aceitação da comunidade. Eu só tenho a agradecer por este belo trabalho, tanto como funcionário da empresa, quanto como professor da escolinha”, nos contou Ronilson Inácio Santos, funcionário do Grupo Solvi, fundador da ‘Escolinha de Futebol Esperança de um Futuro Melhor’ e morador do bairro Santo Antônio do Rio das Pedras