Guamarico: O Uirapuru Mirim no Pará

Em 2019, as crianças do projeto multidisciplinar de arte-educação “O Uirapuru Mirim”, realizado pela UVS Guamá, dedicaram-se à produção do livro “Guamarico, o Uirapuru Mirim do Pará”. O lançamento aconteceu na Universidade Federal do Pará-UFPA, em novembro durante o III Seminário sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade da Região Metropolitana de Belém, - realizado pelo GEMAS (Grupo de Estudos em Meio Ambiente e Sustentabilidade), em Belém do Pará, quando as crianças, além de se apresentarem musicalmente, também realizaram uma sessão de autógrafos.
As crianças criaram a história e também suas ilustrações em várias oficinas e rodas de conversa sobre o tema “Aterro Sanitário”. Na segunda parte da ação desenvolvida pela pedagoga Andrea Sargentelli, responsável pelo projeto, a narrativa foi transformada em um teatro de fantoches, fabricados pelas próprias crianças com material reciclado.
O livro foi distribuído gratuitamente para os participantes do seminário, mostrando a importância da educação pela arte para construção e desenvolvimento de uma cultura ambientalmente correta.

Corujão

Realizado desde 2018, em parceria com a Associação A.I.A. Déias do Brasil e professores locais, o projeto busca levar educação básica de Jovens e Adultos com foco em reforço de alfabetização e capacitação em Saúde, higiene, planejamento familiar e segurança ocupacional.