Caieiras

Projeto de Coleta Seletiva na Cidade

Projeto Amigo Especial

Curitiba

Prêmio Interdisciplinar de Educação Ambiental

Joinville

Minas Gerais

PEA KIDS

Compartilhando Saberes

Riquezas MG

Campanha do Agasalho

São José dos Campos

Caieiras

Em 2018, a UVS Essencis Caieiras iniciou o seu programa de Educação Ambiental que apoia a Prefeitura Municipal de Caieiras no projeto de implantação da Coleta Seletiva no município de Caieiras.

O projeto busca incentivar os professores, alunos, pais e a comunidade a participarem, sendo as crianças os principais agentes de disseminação da conscientização para a mudança de atitudes necessárias à proposta de implantação de separação de resíduos para a coleta seletiva na cidade.

O programa é realizado em fases e já foi implantado em 26 escolas da rede municipal de ensino e sete pontos públicos (PEVS), coletando 12 toneladas de resíduos recicláveis.

Além da disponibilização de coletores e insumos para a etapa de implantação do projeto, a UVS Essencis Caieiras realizou capacitação técnica e palestras de conscientização para todo o público envolvido no projeto (Pais, Professores, Alunos e funcionários das instituições), somando mais de 800 pessoas capacitadas. 

 

Curitiba

O programa que completou 10 anos em 2019 e neste ano beneficiou 1.392 pessoas, iniciou com uma parceria entre a Essencis Curitiba e os profissionais da área de saúde do posto municipal Sabará. O público beneficiado são pessoas com deficiência mental e física, com diversos níveis de limitações, seus familiares que recebem apoio e orientações e a comunidade que aprende como incluir pessoas com necessidades especiais, de forma assertiva.

O objetivo é incentivar o desenvolvimento da coordenação motora, o raciocínio, a integração com a sociedade e apoio aos familiares. 

As atividades realizadas são: acompanhamento psicológico para os especiais e para os cuidadores, curso de empreendedorismo, matemática, informática, entre outros que incentivam a inclusão no mercado de trabalho. Além de práticas psicomotoras como oficinas de artesanato, música, dança, relaxamento, aplicação de reiki e barras de acsses.

O programa envolve os colaboradores da Essencis, a comunidade do entorno, os familiares e empresas voluntárias que tem interesse em ajudar. Entre os resultados alcançados estão alguns especiais que já foram selecionados para começar a trabalhar ou abriram seu próprio negócio, por isso o programa teve reconhecimento em eventos de Responsabilidade Social com várias premiações.

 

Joinville

O Prêmio Interdisciplinar de Educação Ambiental que é um programa em parceria com a Secretaria de Educação de Joinville para trabalhar a conscientização de crianças e adolescentes sobre a importância das ações que promovem a sustentabilidade e em 2019 chegou a sua 9ª edição.

No lançamento do prêmio são divulgadas atividades para as escolas desenvolverem durante o ano letivo, sempre relacionadas à proposta do programa.

Durante o ano as escolas realizam as atividades, com alunos da educação infantil e ensino fundamental, e muitas dessas tarefas possui grande participação dos pais e da comunidade. As unidades escolares com melhor pontuação nas tarefas recebem prêmios para unidade escolar, como projetor multimídia, computador e caixas de som.

Uma das tarefas consolidadas pelo Prêmio Interdisciplinar é a elaboração de um Projeto de Educação Ambiental para ser aplicado na entidade no ano seguinte. O melhor projeto recebe a doação de R$ 5.000,00 para sua implantação.

Nos 9 anos que a UVS Essencis Joinville desenvolve o Prêmio Interdisciplinar de Educação Ambiental, já participaram cerca de 90 escolas da rede municipal de ensino, atingindo direta e indiretamente mais de 40 mil crianças das unidades escolares. O prêmio tem como premissa, o incentivo à educação ambiental desde os primeiros anos escolares.

O projeto mostra como é possível, e necessário, o envolvimento de toda a sociedade para a construção de gerações ambientalmente mais conscientes e um meio ambiente protegido.

 

Minas Gerais

O Programa de Educação Ambiental Kids, constrói de forma lúdica um universo de possibilidades para a conscientização sobre a importância do meio ambiente. Em 2019, o projeto ganhou a Turma do Tio Reciclo, uma trupe que discute os ODS em linguagem infantil e a “Trilha dos Sentidos”, implementada após benchmarking no Parque Estadual Mata do Limoeiro. A metodologia compõe um premiado Programa da Unidade de Conservação mineira considerado a melhor inciativa de educação ambiental no brasil.

O projeto Compartilhando Saberes em Juiz de Fora tem como objetivo oferecer qualificação para a comunidade, e o trabalho de formação é realizado de forma voluntária pelos colaboradores da Essencis MG.
Através do compartilhamento de informação relevante a empresa se torna também mais próxima das comunidades, estabelecendo um relacionamento de confiança e integração.
O projeto piloto ocorreu no bairro Paula Lima e qualificou 22 professores da rede pública no tema Tecnologias Aplicadas à Educação.

O Projeto Riquezas MG - Revele a Essencis dos Seus olhos, que chegou à sua 4ª edição em 2019, é um concurso de fotografias das paisagens naturais da Essencis MG, promovido entre os colaboradores e terceiros fixos.

Com o objetivo de valorizar as paisagens naturais das UVSs Essencis Betim e Juiz de Fora, bem como mobilizar os colaboradores em uma ação para fomentar o compromisso da empresa com a política de sustentabilidade, na qual a preservação do meio ambiente é expressa como um valor muito importante.

 

São José dos Campos

No mês de julho, a equipe da UVS Essencis São José dos Campos realizou a entrega de agasalhos arrecadados através de uma campanha interna da unidade.

A campanha do agasalho é realizada anualmente e conta com o apoio dos colaboradores para arrecadação e entrega das doações. Este ano a instituição escolhida foi a “Igreja Cristo Rei”, localizada no bairro Padre Marcelo.

Foram arrecadadas, em 2019 cerca de 120 peças, entre blusas, camisetas e bermudas, além de roupas infantis que serão de grande valia para os moradores do bairro.